terça-feira, 1 de novembro de 2011

9 Estratégias de Email Marketing para aumentar a sua lista de Newsletter


Posted: 01 Nov 2011 09:27 AM PDT

Se você bloga com o objetivo de ganhar dinheiro, então esqueça tudo aquilo que aprendeu até agora sobre como ganhar dinheiro na internet. Por mais que você coloque anúncios de banners em seu blog, você jamais irá conseguir ganhar tanto dinheiro quanto um blogueiro de sucesso que faz 6 dígitos por ano. Sabe porquê? Porque para você fazer 6 dígitos por ano, você tem obrigatoriamente de usar o Email Marketing em suas estratégias de monetização. É verdade que é possível ganhar dinheiro com anúncios do Adsense, ganhar dinheiro com programas de afiliados, ou mesmo ganhar dinheiro vendendo publicidade e artigos patrocinados em seu blog. Mas quando o objetivo é ganhar MUITO dinheiro, o Email Marketing é sempre a solução número um.

Se você nunca trabalhou com Email Marketing, considere ler o nosso artigo com 10 estratégias para construir a sua lista de email marketing, o qual contém os primeiros passos para você começar a construir a sua lista de emails. Para enviar suas campanhas, recomendamos vivamente as empresas Your Mailing List ProviderPTSenderAweber.

Existem muitas razões para você construir uma lista de subscritores para as suas campanhas de Email Marketing além da razão óbvia da monetização. Se você olhar concretamente para a diferença que existe entre os subscritores do seu blog e os subscritores da sua newsletter, irá perceber que na verdade são usuários completamente diferentes e com interesses igualmente diferentes. Além disso, quando um usuário lhe dá permissão para você lhe enviar um email, você está criando uma relação com ele, tendo permissão da parte dele para o contatar por email e requerer a sua atenção. E isso, é muito mais valioso e muito mais poderoso que um RSS Feed de um blog.

email marketing

CONSTRUA A SUA LISTA


Existem três formas de você construir a sua lista: através do seu blog passo-a-passo, comprando uma lista (não recomendável – leia mais em baixo) ou importando a sua lista do Feedburner. Construir uma lista através do seu blog parece mais difícil do que é. A verdade é que se você tentar enviar um email para um subscritor da sua lista que tenha pedido autorização para receber seus emails e mandar o mesmo email para um usuário que não o conhece de lado nenhum, os resultados são completamente opostos. Essa é a razão pela qual você não deve comprar nunca listas de emails a outros usuários. Ao comprar emails, você está enviando emails para usuários que nunca pediram para receber seus emails, o que vai resultar em baixas taxas de retorno, elevadas taxas de spam e por último, seu IP marcado como spam na grande maioria das empresas de email marketing.

Tendo em consideração que ao escrever no seu blog você está criando uma relação com seus leitores, você tem muito maiores facilidades em vender algo a esses usuários do que a qualquer um outro usuário da internet. Vender algo a alguém que já conhece o seu trabalho e gosta dele, é muito fácil do que vender a um estranho que desconhece completamente seu trabalho. Mesmo que você ainda não tenha nenhum produto para recomendar/vender, você um dia terá, e nesse dia será muito mais fácil de o vender se você já tiver sua lista de emails construida e em crescimento.

A Fazer: Coloque caixas de subscrição para a sua lista de emails no seu blog, que estejam associadas à empresa de Email Marketing que você decidiu usar. Recomendamos empresas como a Your Mailing List ProviderPTSenderAweber para você capturar os emails de seus subscritores e fazer envios de email marketing que vão ao encontro das necessidades desses leitores. Todas essas empresas oferecem formulários de inscrição para você colocar em seu blog.

CRIE UMA RELAÇÃO COM SEUS SUBSCRITORES


Embora muitos blogueiros tenham o hábito de referir que o tamanho da sua lista é o mais importante, a verdade é que isso está totalmente errado. O tamanho é o menos importante. Se você tiver uma lista com 5000 usuários inscritos, mas nunca conversou com nenhum deles e sua estratégia passa apenas por enviar o máximo de campanhas possível para ganhar dinheiro com esses usuários, é provável que você com um envio consiga fazer 20 vendas. No entanto, se você tiver uma lista de 500 usuários, fãs do seu trabalho, que o conhecem bem e com quem você costuma trocar opiniões regularmente, o mais provável é que quando você enviar uma campanha contextualizada, você consiga fazer 50 vendas. Isto significa que com muito menos subscritores, você está ganhando muito mais dinheiro.

Foque-se em construir uma comunidade em torno das suas newsletters, enviando informações de qualidade para os seus subscritores, ajudando-os a resolverem seus problemas, e criando uma relação sólida e de futuro com todos eles. Se você se focar no desenvolvimento da sua relação com esses subscritores ao invés do tamanho da sua lista, seus resultados serão muito melhores do que aqueles que você tem vindo a conseguir ao longo dos últimos tempos. Quando o seu foco é ajudar o usuário, sua lista continua crescendo, mas sempre com subscritores fieis e apaixonados pelos seus trabalho.

A Fazer: Ponha-se no lugar de um dos seus subscritores, e tente perceber o que faria de você feliz lendo as newsletters do seu blog. Seriam dicas e estratégias exclusivas? Uma boa apresentação? Conteúdos gratuitos? Atenção especial do autor? Percebendo isso, mais facilmente você chega na estratégia que deveria estar implementando em seu email marketing.

PEÇA PERMISSÃO


Embora já tenhamos indicado anteriormente que comprar bases de dados é uma péssima estratégia para as suas campanhas de email marketing, a verdade é que se você pretende ter sucesso com suas campanhas, você tem de ter permissão de todos os seus subscritores para que eles recebam seus emails. Caso você não tenha essa permissão, você está enviando SPAM aos olhos deles. Embora o email marketing funcione muito bem de várias formas, ele funciona muito melhor quando você tem permissão para contatar os seus subscritores e pedir-lhes um pouco da sua atenção para lerem o que você tem para lhes mostrar. Email marketing enviado para usuários que pediram expressamente para serem contatados, tem repercussões incríveis ao nível de resultados.

Explique concretamente para seus usuários o que eles estão cadastrando e ofereça-lhes sempre a possibilidade de serem removidos da lista (mesmo!). O seu objetivo é ter uma lista de subscritores constituida apenas por usuários que desejam realmente receber seus emails e nada mais do que isso.

Quando você pretende enviar um email em nome de outra pessoa para os seus subscritores, tenha em consideração que você deverá especificar sempre isso no nome de quem enviou (ex.: Empresa ABCD via Escola Dinheiro) e usar sempre o seu endereço de email ou um endereço de email que esteja associado a essa mesma empresa. No entanto, você nunca deverá vender ou colocar sua base de dados disponível para essa empresa usar. Você é quem detém a base de dados, e é você que deverá fazer o envio do email marketing em nome dessa empresa. Nunca disponibilize seu banco de dados a ninguém!

A Fazer: Peça permissão a seus usuários para lhes enviar emails. Utilize sempre formulários double-optin (com dupla confirmação) como por exemplo os do Feedburner, da Your Mailing List ProviderPTSender ou Aweber. Todos eles usam dupla confirmação dos dados, e dessa forma você tem a certeza de que seus subscritores estão realmente interessados em receber suas comunicações. Explique também no formulário de subscrição o que eles estão subscrevendo, para evitar surpresas desnecessárias.

CONTEXTUALIZE SEUS ENVIOS


Mais importante que ter uma boa lista de emails, é você enviar para seus subscritores campanhas ou emails que estejam contextualizados com os assuntos abordados em seu blog e sobretudo que sejam do interesse desses mesmos usuários. De nada vale você enviar campanhas descontextualizadas que lhe rendem algum dinheiro, quando o que você está fazendo é destruindo completamente a sua base de dados. Seu objetivo é criar um propósito de venda junto de seus subscritores. Compreendendo concretamente o que eles estão procurando e o que eles desejam comprar, você pode criar soluções e formas de rentabilizar mais facilmente os interesses desses seus usuários.

Para você saber concretamente como fazê-lo, você poderá por exemplo perguntar diretamente a seus usuários quais os seus interesses e quais os tipos de produtos que eles estão procurando em seu nicho de mercado. Para o fazer, use suas mídias sociais como o Twitter, Facebook e Google+, para criar debates com seus usuários e perceber quais os tipos de problemas mais comuns entre eles. Outra forma de perceber quais os interesses de seus usuários, é fazendo testes de conversão A/B com diferentes tipos de emails, assuntos e conteúdos, para analisar quais aqueles que tendem a uma maior tracção e interesse junto dos seus subscritores. Esses são os conteúdos que mais lhes interessam.

A Fazer: Faça testes em suas mídias sociais com questões relacionadas ao tipo de informações que seus usuários estão buscando e quais as dicas e estratégias que eles gostariam mais de receber por email. Aproveite essas ideias para fazer testes de envios A/B enviando dois emails com títulos, assuntos e conteúdos diferentes, analisando posteriormente quais os emails que foram mais abertos e tiveram maior retorno para si. Fazendo isso com 4 ou 5 envios (8 ou 10 emails) num espaço de 1 ou 2 meses, você consegue perceber facilmente quais os assuntos mais interessantes para seus usuários.

email marketing

MANTENHA SUAS PROMESSAS


Como provavelmente já reparou, nossos usuários que assinam nossa newsletter, recebem o Ebook Como Criar um Blog totalmente grátis em troca da sua subscrição. Embora o Ebook tenha uma excelente qualidade e seja uma grande mais-valia para quem subscreve a nossa newsletter, a verdade é que da mesma forma que nós oferecemos o Ebook, estamos criando uma promessa com nossos subscritores, garantindo que lhes enviaremos informações de qualidade e estratégias de formas a mantermos a nossa promessa de qualidade e empenho na gestão de nossos emails. Seus subscritores subscrevem a sua newsletter baseados na promessa de receberem algo em troca, seja um Ebook grátis, conteúdos exclusivos ou outra coisa qualquer.

Para manter seus subscritores felizes e interessados nas suas matérias, é importante que você mantenha as suas promessas. E a única forma de você manter as suas promessas é enviando os melhores conteúdos que tiver para os seus subscritores. Não tenha medo de oferecer conteúdos gratuitamente para subscritores da sua newsletter. Quanto mais felizes e interessados eles estiverem, maiores serão as suas chances de converter esses usuários em compradores dos seus produtos. Mais importante que você manter suas promessas, é manter seus subscritores com enorme confiança em si e na sua palavra. É isso que fará com que eles abram seus emails consecutivamente e se mantenham interessados pelos emails que você envia. Se você lhes enviar conteúdo de qualidade, esses usuários irão manter-se fieis à subscrição da sua newsletter e às suas recomendações.

A Fazer: Envie constantemente conteúdos de qualidade e gratuitos para a sua lista de subscritores. Quanto mais qualidade você oferecer nos emails que envia para os seus subscritores, maior confiança eles terão em seu trabalho e mais facilmente você conseguirá converter esses usuários em clientes no futuro. Mantenha suas promessas o mais altas e exigentes possível, e cumpra-as enviado conteúdo de grande qualidade para quem recebe os seus emails.

COMUNIQUE COM CONSISTÊNCIA E COM QUALIDADE

Muitos blogueiros falham nas suas conversões de Email Marketing por não enviarem conteúdos de qualidade para os seus subscritores. Antes de você enviar uma campanha para ganhar dinheiro, é importante que você ofereça estratégias e formas de os seus subscritores se manterem atualizados e felizes. Se você oferecer consecutivamente conteúdos gratuitos de qualidade que possam ajudar esses usuários a atingirem mais facilmente seus objetivos, você estará conquistando a sua confiança e consequentemente o direito a enviar mais tarde uma campanha com o intuito de vender um produto/serviço.
Outro aspecto importante de manter é a quantidade de emails que você envia. Ficar longos períodos sem enviar campanhas de email marketing para seus subscritores é mau. Já imaginou o que seria você receber um email 6 meses depois de se inscrever numa newsletter? O mais provável é você nem lembrar que tinha subscrito o serviço. A consistência, coerência e frequência das suas atualizações também são um fator muito importante na conversão de subscritores em clientes. Mantenha-se consistente e se possível, crie um planejamento em torno dos envios de emails, para que saiba concretamente quando pode enviar e qual o assunto a enviar, de forma a manter seus subscritores felizes.
A Fazer: Crie um planejamento para suas acções de email marketing com datas concretas para os envios e os tipos de assuntos que pretende abordar nesses emails. Tendo em planejamento será mais fácil você manter uma rotina coerente e consistente de envios, mantendo sempre seus subscritores atualizados e bem informados.

FAÇA SUAS VENDAS MAIS TARDE

Vender um produto/serviço a um subscritor da sua newsletter, é precisamente o mesmo que tentar ganhar dinheiro com um blog: Demora tempo. Isto significa que mais importante que você tentar vender o seu produto aos seus subscritores, você deverá tentar criar uma relação de grande qualidade com eles, mantê-los felizes por terem subscrito a sua newsletter e acima tudo ter a confiança deles para lhes tentar vender um produto seu. Manter uma lista de subscritores felizes é um processo difícil, que demora tempo e acima de tudo que exige que você trabalhe e desenvolva conteúdos exclusivos para esses subscritores. No entanto, a longo prazo, suas vendas serão muito maiores e muito mais compensadoras.
Alimente a sua lista com informações de qualidade. Ofereça produtos, ferramentas e serviços totalmente gratuitos. Dê-lhes conteúdos exclusivos que não estejam publicados no seu blog, e ajude-os a resolver os seus problemas e a atingirem mais facilmente os seus objetivos. Se você se focar no relacionamento com os seus subscritores durante os primeiros 2 ou 3 meses, você terá ganho o direito de os contatar para que eles comprem o seu Ebook, o seu Curso ou algo que você tenha para vender e que seja do interesse deles. Se você inicia a sua estratégia imediatamente a tentar vender o seu produto, o mais provável é que muitos dos seus subscritores cancelem a sua inscrição, e com isso você perca potenciais clientes.
A Fazer: Foque-se em manter os seus subscritores felizes com conteúdos de qualidade. Quanto mais você der aos seus subscritores, mais eles lhe irão retornar no dia em que você precisar da ajuda deles para vender o seu produto. Você apenas poderá colher os frutos que decidiu plantar, portanto, foque-se nesses relacionamentos e preocupe-se em ajudar seus subscritores. Só dessa forma você conseguirá a confiança deles, para lhe pedir dinheiro mais tarde em troca de um produto seu.

E VOCÊ, QUE ESTRATÉGIAS DE EMAIL MARKETING USA?

Costuma trabalhar a sua lista de subscritores enviando informações totalmente gratuitas, dicas e estratégias para os seus subscritores se manterem contents e fidelizados à sua newsletter? Que estratégias de Email marketing usa? Deixe o seu comentário!
Até Já!

Um comentário:

  1. Olá! O Folhas de Sonhos artesanatos está com mais uma promoção ativa no blog. Visite e participe!

    http://folhasdesonhos.blogspot.com/2011/11/mais-um-sorteio-ativo.html

    abraços!

    ResponderExcluir