segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Guia da boa forma

Guia da boa forma: 7 atitudes para uma barriga chapada

Não consegue eliminar aquela gordurinha abdominal? Descobrimos o segredo: adotar várias medidas ao mesmo tempo. Saiba quais

Manuela Aquino e Juliana Costa. Fotos Christian Kettiger
Foto: Christian Kettiger 
1. ADOTE O CARDÁPIO CERTO
Mesmo que faça muita atividade física, sua luta contra a barriga será em vão se você não adotar uma alimentação balanceada. “Uma dieta rica em farinha branca e açúcares (alimentos de alto índice glicêmico) estimula a produção excessiva de insulina. E esse hormônio, ao ser liberado rapidamente e em grande quantidade, favorece o acúmulo de gordura na região abdominal”, afirma a nutricionista Beatriz Eustáquio, da consultoria Equilibrium Estratégia. Coloque no prato carnes magras, alimentos integrais, frutas e verduras, levando em conta que você deve fazer três refeições principais e três pequenos lanches por dia. Alimentos integrais ajudam o sistema digestivo a funcionar. Resultado? Barriga desinchada.
2. FIQUE DE OLHO NO JANTAR
Ovo, repolho e feijão costumam dar sensação de “inchaço”, pois causam gases. “Consuma-os durante o dia, pois os movimentos ajudam a liberar o gás”, diz a nutricionista Maria Izabel Giannichi, da Unifesp. E cuidado com alimentos que levam à retenção de líquidos, como embutidos, temperos prontos e alimentos processados.
3. CUIDADO COM O QUE VOCÊ BEBE
Tudo bem beber durante as refeições? Sim, mas lembre: um copo de líquido é o suficiente. Além da água, são bem-vindos sucos naturais de melão, de melancia e de outras frutas aquosas, que, além de terem baixo teor calórico, são naturalmente diuréticos – ou seja, estimulam a secreção de urina. Já refrigerantes e outras bebidas gaseificadas aumentam a concentração de gases no tubo digestivo, deixando a barriga dilatada. “As versões com açúcar ainda irão fornecer mais calorias, que podem ser transformadas em gordura”, afirma a nutricionista Beatriz Botéquio. Ao longo do dia, a melhor opção é beber muita água (sem gás), para manter-se bem hidratada.
4. EXECUTE ATIVIDADES AERÓBICAS NA INTENSIDADE CERTA
Pesquisas comprovam que, quando se trata de queimar a gordura abdominal, intensidade é melhor que quantidade. Isso significa que, na prática, é mais interessante fazer uma caminhada acelerada por uma hora, quatro vezes por semana, que caminhar devagar por meia hora diariamente. Isso vale para atividades aeróbicas, como corrida, bike, natação... E uma boa notícia: pode escolher sua atividade preferida, pois não existe “O Exercício” que seca a barriga – o emagrecimento vai ocorrer no corpo todo. Outra dica é deixar para fazer as atividades aeróbicas depois das abdominais e da musculação. “Trabalhar a força antes não compromete o desempenho com o aeróbico, mas a inversão dessa ordem prejudica a realização”, afirma o personal trainer Rafael Lund, que trabalha no Spaço Heloisa Rocha e é responsável pelos treinos da atriz Deborah Secco.
5. INVISTA NOS EXERCÍCIOS LOCALIZADOS
Fazer abdominais é uma atividade complementar aos exercícios aeróbicos – sozinhos eles não surtirão o mesmo efeito. “É preciso fortalecer a região da barriga para que os músculos trabalhados fiquem aparentes”, diz o personal trainer Rafael Lund. Mas nem pense em fazer séries malucas – mesmo que você tenha ouvido falar que alguma celebridade faz mais de mil por dia. Os músculos precisam de 24 horas de descanso para se recuperar e responder ao esforço. Fazer até quatro exercícios abdominais variados (três séries de 20 repetições cada) é o suficiente. “Procure fazer as abdominais chamadas estabilizadoras, com bolas, por exemplo, para ajudar a trabalhar e preservar a coluna”, afirma Ricardo Wesley, gerente de musculação da unidade Granja Viana da Cia. Athletica.
Foto: Christian Kettiger 
6. PRATIQUE PILATES
Para quem não curte fazer musculação – e muito menos praticar abdominais em casa –, o pilates é a saída. Todos os exercícios estão baseados na contração abdominal. Com o tempo, você passa a manter a região contraída sem perceber. “O aluno começa a ter a consciência disso e leva os ensinamentos para o dia a dia. Ele passa a acionar o abdome quando está andando, sentado no carro ou diante do computador”, afirma Inelia Garcia, professora e diretora do The Pilates Studio Brasil. O ideal é fazer a atividade três vezes por semana.
7. ARRUME A POSTURA
Uma das causas da “pancinha” pode ser sua postura. Neste caso, a solução está no RPG (reeducação postural global). Quem tem uma lordose acentuada, por exemplo, tende a acumular adiposidade embaixo do umbigo. “É como se o músculo da frente perdesse para o das costas e ficasse fraco, dando espaço à gordura”, afirma Oldack Borges Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG. Outro problema que pode dar impressão de barriga, desta vez mais acima do umbigo, é o bloqueio respiratório, que também é corrigido com RPG. Nos dois casos, um tratamento com cerca de dez sessões resolve (desde que não haja outro problema associado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário